EDITOR DE PÁGINAS PARA INTERNET - Atividade 1 - Formatando e salvando um texto
RESENHA
sobre o texto
"Informática na Educação do Brasil: Análise e Contextualização Histórica”
José Armando Valente
José Armando Valente em "Informática na Educação do Brasil: Análise e Contextualização Histórica" reúne ações de cunho teórico, cujo foco é o papel que a escola pode ter na preparação dos estudantes para as mudanças do mundo contemporâneo, fundamentando as ações de formação de educadores na área de Informática na Educação, contextualizando a abordagem pedagógica de introdução do computador nas atividades de sala de aula.
É possível perceber durante a leitura do texto que a utilidade do computador vai além da simples finalidade de:
“Ensinar conteúdos de ciência da computação, utiliza-lo em atividade de extraclasse com o intuito de ter a informática na escola, sem modificar o esquema tradicional de ensino ou a alfabetização em informática (p.11 e 12)”.
O aluno deve ser estimulado a construir seu próprio conhecimento. Professores devem ser capazes de impulsionar seus alunos a essa construção, ajudando na interação dos mesmos com a sociedade. Para tanto, precisam conhecer as técnicas operacionais; entender como poderão integrar o computador em sua prática pedagógica, adequando-o aos conteúdos curriculares no processo ensino-aprendizagem; superar as possíveis dificuldades que poderão aparecer (falta de preparo, falta de equipamentos na escola etc...).
Todo professor deve sentir-se parte dessa caminhada que já começou. É claro que sozinho, a caminhada é vã. A escola como um todo deve estar envolvida nesse projeto. Sozinho, o professor não terá meios de alcançar esse projeto.
Em suma, a mudança é a tônica desse texto. A proposta de utilização da informática para o processamento da informação e a construção de conhecimento dá origem a novas propostas pedagógicas que estarão “a serviço da formação de alunos preparados para viver em uma sociedade do conhecimento”.
Cristina dos Santos Brandão
CEDERJ – PIR0602
cristinabrandao@ig.com.br
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home